Barulho, livro pioneiro do rock no Brasil, ganhará edição de luxo e ampliada
- Renato Menez
- Mar 13, 2023
- 2 min read
Campanha de financiamento coletivo do relançamento da obra clássica do jornalista André Barcinski fica no ar até 30 de abril
Leonardo Felix
Fonte: Erick Tedesco/Tedesco Mídia

Foto: Divulgação
André Barcinski, jornalista, roteirista e diretor de TV, crítico de cinema e música, e vencedor do Prêmio Jabuti de 1993 na categoria “Reportagem”, está relançando por meio de uma campanha de financiamento coletivo o clássico livro "Barulho", considerado pioneiro de rock no Brasil.
A obra revelou ao país o Nirvana e a cena “grunge” de Seattle e trouxe entrevistas com Ramones, The Cramps, Red Hot Chili Peppers, Ministry, Jello Biafra e outros, será relançado em edição de luxo e ampliado. Terá 60 fotos inéditas (L7, GG Allin, Soundgarden, Alice in Chains, Flaming Lips, YoLa Tengo, Hole, Black Sabbath, Body Count e muito mais), 70 páginas a mais, com novo prefácio escrito por Marcelo D2, entre outras novidades.
A campanha fica no ar até 30 de abril. A obra tem formato grande (27 por 23 centímetros) em capa dura e papel couchê com quatro cores, 200 páginas (70 páginas a mais que o original) e uma inédita segunda parte com 60 fotos nunca publicadas.
Entre as recompensas ao participar do financiamento coletivo de "Barulho - 30 anos" estão o envio do livro com dedicatória personalizada, autografada pelo autor e com nome impresso na lista de agradecimentos do livro, quatro fotos 25 x 19 centímetros em papel fotográfico (Nirvana, Ramones, The Cramps e Alice in Chains) e dois meses de assinatura do site de jornalismo cultural www.andrebarcinski.com.br.
Foto: Divulgação

Barcinski disse que deu sorte na produção do livro: “Estava nos Estados Unidos no fim de 1991, exatamente na época em que o Nirvana começava a estourar e num período em que grandes discos eram lançados toda semana. Era outra época, em que o acesso aos artistas era muito mais fácil, e o rock alternativo estava no auge”.
Em 1992, André lançou “Barulho – Uma Viagem Pelo Underground do Rock Americano”, um relato de uma viagem aos Estados Unidos, realizada entre setembro e novembro de 1991. O jornalista visitou cinco cidades (São Francisco, Los Angeles, Nova York, Chicago e Seattle), entrevistando bandas importantes em cada uma delas.
Em São Francisco, falou com Jello Biafra, ex-líder do grupo Dead Kennedys e um ícone do movimento punk, e entrevistou a banda The Cramps, liderada pelo casal Poison Ivy e Lux Interior. Em Los Angeles, o grupo Red Hot Chili Peppers, que acabava de lançar o celebrado álbum “Blood Sugar Sex Magik”, convidou o autor para ver o último ensaio antes da turnê. Em Nova York, Barcinski visitou o amigo Joey Ramone, acompanhou shows dos Ramones e explorou a cena hardcore de bandas como Agnostic Front, Sick of it All, entre outras. Em Chicago, visitou o duo Ministry. E em Seattle, viu de perto a explosão da cena “grunge”, presenciando o show histórico do Nirvana no Teatro Paramount, e entrevistou outras bandas fundamentais daquela cena, como o Mudhoney.
Nos últimos anos, “Barulho” havia se tornado item de colecionador. O livro estava fora de catálogo há mais de duas décadas. Barcinski decidiu relançar o livro, mas em versão de luxo e ampliada. Assim, todos os negativos e eslaides da edição original foram limpos e escaneados.























Comments