Karranka Fest 2: Entrevista com Renato Ferreira
- Radio Stay Rock Brazil

- Dec 14, 2022
- 3 min read

No dia 17 de dezembro (sábado) à partir das 13 horas no Espaço Nordestino (Arujá/SP), acontece a segunda edição do Karranka Fest. A Stay Rock Brazil bateu um papo com Renato Ferreira; idealizador do evento. Confira abaixo:
Fale um pouco sobre você. Como e quando começou a trabalhar na área de produção?
Me chamo Renato Ferreira, sou músico amador há pouco mais de 20 anos, baixista das bandas Dizalenda e Humam Holocaust.
Na verdade nunca trabalhei com produção, a ideia do Karranka surgiu por conta de um show "frustrado" da banda Dizalenda em comemoração ao dia do rock aqui em Arujá, estava de férias e cheguei bem cedo para ajudar o produtor do evento, a esposa do nosso baterista havia feito uma cirurgia a pouco tempo e o mesmo estava cuidando dela no repouso, conversei com o organizador pedi para que nos colocasse para tocar o mais cedo possível por conta dessa situação e o mesmo acabou nos colocando para tocar as 22hs em um rolê que começou meio dia, um rolê com 5 bandas e nenhuma com limite de tempo de palco, fiquei enfurecido principalmente pela situação do nosso batera, cheio de ódio mais cumprimos, fomos lá e tocamos.
Fiquei bem chateado com a situação e questionando o organizador o mesmo me disse que "não tinha feito mais que minha obrigação em ajudar", então daí nasceu o KARRANKA FEST onde eu disse pra mim mesmo que iria passar um rolo compressor e ensinar esse cara como se fazia evento rsrs.
Sobre o Karranka Fest 2; e houve alguma alteração com relação à primeira edição? E fale sobre o que consiste o festival.
Na segunda edição mudamos o local do evento, por Dezembro ser uma época de fortes chuvas e o pico do primeiro ser totalmente aberto, optamos por fazer em um local fechado, porém seguindo os mesmos critérios, totalmente gratuito com ação social (voluntária).
Quais têm sido as maiores dificuldades em manter um festival desta dimensão?
Nosso fest é totalmente sem fins lucrativos, hoje nossa maior dificuldade é a questão financeira, nós dependemos dos patrocinadores para poder arcar com custos de som, transporte e etc...
Nossa idéia é manter a cena ativa, é gratificante demais você ver aquela molecada da "nova geração" curtindo o rolê, na primeira edição conseguimos colocar 400 pessoas no pico, fizemos arrecadação de alimentos e no final ajudamos várias famílias necessitadas, isso não tem preço! não tem nada que pague esse prazer.
Nesta segunda edição iremos fazer arrecadação de brinquedos usados, tenho certeza que vamos arrancar belos sorrisos da molecada carente no Natal com essas doações. Houve algum critério no convite das bandas? Como foi feita a seleção?
Digamos que não seja bem um critério rsrs, mais nós colocamos as bandas que no começo de tudo já pediram uma oportunidade, foi mais uma seleção por ordem de pedido rsrs, tanto que em ambas as edições nós não colocamos somente bandas de um gênero X, é ROCK e quer tocar, nós damos oportunidade rsrs.
O que o público pode esperar do evento deste ano?
Acredito que essa segunda edição será tão magnífica quanto a primeira, é composta por bandas fodas haha, temos o Dj Mac Money que deixara tudo mais fantástico ainda!
Comenta-se muito em “apoiar a cena”. Você acha que atualmente no Brasil ela vem melhorando ou piorando? O mercado independente consegue sobreviver sem o apoio de grandes mídias e gravadoras?
Eu vejo melhoras, estamos tendo mais oportunidades, esse pós COVID fez com que o role underground voltasse com força máxima, falo como músico (banda), de Junho pra cá tivemos muito mais oportunidades que antigamente.
Quanto ao mercado, faz bastante tempo que vem sendo assim "sobrevivendo sem apoios de grandes mídias" claro que tudo se torna mais difícil, tem muita banda boa que não cresce por falta de apoio, porém a galera tem feito acontecer. Já está em pauta a realização da terceira edição? Você pretende estender para outras cidades ou regiões?
Já estamos discutindo sim a terceira edição, pretendemos começar 2023 com força máxima!
É uma ideia sim levar para outras cidades, tudo depende de apoio, quanto mais ajuda mais longe vai!
Como mencionei acima, nós não temos lucro nenhum rsrs, pelo contrário rsrs. O mais difícil hoje tem sido essa questão financeira, não temos aparelhagem nem um local fixo, toda aparelhagem é locada o espaço cedido e etc... mas nós não desistimos rsrs, quanto mais difícil mais se torna prazeroso.
Deixe as suas considerações finais. Total agradecimento a Sick, Santa Calle, projeto Atitude Independente, Underground Livre, Gerebas, Big Hot, Adlibton, Insanos MC, Espaço Nordestino e todos envolvidos para que tudo isso aconteça.
Obrigado de coração, e vamos fazer essa porra toda ser maior ainda!

Renato Ferreira
KARRANKAS FEST 2
Rua Antônio Natividade Cotinho, 29 - Centro - ARUJÁ/SP
DIA 17 DE DEZEMBRO DE 2022.
A PARTIR DAS 13 HORAS 🤘
⚠️ENTRADA GRATUITA ⚠️ Instagram: https://www.instagram.com/karrankafest/
Facebook: https://www.facebook.com/karrankafest/























Comments